TXT_ARTICLEs

Cultura norte americana

Cultura norte americana

Aterrisar em qualquer país novo pode causar uma sensação estranha de choque cultural. Quando você se mudar para estudar nos Estados Unidos pode ser que se sinta estranho em uma nova cultura, com diferentes costumes e comportamentos. A cultura americana é bastante ocidentalizada e existem várias maneiras de se preparar para estudar nas terras do Tio Sam para que o choque não seja tão grande.

 


 

Lidando com mudanças

O choque cultural é inteiramente normal, não se sinta mal se senti-lo na pele. Tente conversar com outras pessoas que já moraram ou viajaram para os Estados Unidos, para que possam lhe dar dicas do que esperar, responder suas perguntas e compartilhar experiências.

Ultimamente, a América - como os americanos chamam os Estados Unidos - é um país formado por pessoas de todas as nacionalidades e estilos de vida, e o resultado é um ambiente multicultural. Se traçar suas descendências, a maioria dos americanos irá parar em outro país e cultura.

Apesar de não ser nada certo acreditar em tudo que se vê na televisão, a ideia de que os americanos são bastante informais é parte da realidade no país. Não se surpreenda se alguém na fila do caixa do supermercado puxar conversa com você, principalmente se perceberem que você é estrangeiro.

Beija ou não beija: como cumprimentar americanos

Os americanos, apesar de bastante educados, são mais reservados na hora de cumprimentar. Nada de beijo no rosto ou abraço; opte sempre por um firme aperto de mão e um sorriso no rosto. É uma forma educada e simpática, e sem abertura para erros. Costumam ser também bastante diretos, mas não se ofenda ou leve para o pessoal: não estão sendo rudes, apenas preferem ir direto ao ponto.

Leia nossa matéria sobre como cumprimentar americanos.

Atento aos modos: a etiqueta nos Estados Unidos

Você pode se surpreender de como as jantas são casuais nos EUA. A etiqueta na mesa é bem informal. Alguns americanos inclusive preferem usar pratos e copos descartáveis pela praticidade – e para evitar a pilha de louças sujas. E não há problemas nenhum em se comer algumas coisas com a mão – hambúrguer, cachorro quente, espiga de milho, entre outras. Se estiver jantando na casa de alguém, espere até o anfitrião avisar que a mesa está servida, antes de se sentar. E é sempre de bom grado levar com você alguma bebida – vinho ou cerveja devem servir. Ah, e americanos sentem-se bastante lisonjeados se a comida for elogiada.

Leia nossa matéria sobre alimentação nos Estados Unidos.

Com que roupa eu vou? Como se vestir nos estados Unidos

As pessoas na costa leste dos Estados Unidos (o lado de Nova York, Boston, Washington, D.C., Atlanta, Orlando, etc.) tendem a se vestir um pouco mais formalmente, e na costa oeste (da Califórnia) um pouco mais informal. Já em ambiente universitário, não se surpreenda se encontrar constantemente estudantes em moletons, camisetas, chinelos... Porque tendem a optar sempre por algo confortável e, é claro, vestirem-se de acordo com o tempo. Agora se você pretende passar alguma entrevista, seja para um curso ou um emprego, se vista de forma formal e apresentável.

A vida no campus

As universidades americanas recebem estudantes internacionais de forma bastante acolhedora e amigável e possuem serviços de suporte disponíveis para ajudá-lo a se adaptar. Além disso, você perceberá que seus professores e funcionários da instituição lhe ajudarão prontamente sempre que precisar de ajuda.

Em sala de aula, o ambiente é informal. Os professores tendem a dar aulas interativas e a incentivar todos os estudantes a participar, dar opiniões e fazer pergunta


TXT_ARTICLE No.: Read: 360 times
Rate this TXT_ARTICLE: