TXT_ARTICLEs

CONSUMO DE CARNE DE MARMOTA LEVA A CASOS DE PESTE BUBÔNICA NA MONGÓLIA

CONSUMO DE CARNE DE MARMOTA LEVA A CASOS DE PESTE BUBÔNICA NA MONGÓLIA

SAÚDE

O consumo de carne de marmota leva a casos de peste bubônica na Mongólia

A causa que causa o Peste Negra no século 14 pode ser causada por interação ou consumo de roedores infectados pela bactéria Yersinia pestis. Entenda

2 min de leitura
  • REDAÇÃO GALILEU
04 JUL 2020 - 17H19 ATUALIZADO EM 04 JUL 2020 - 17H21
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
+

O consumo de carne de marmota leva a novos casos de peste bubônica na Mongólia. Acima: Marmota alpina perto da cidade de Salzburgo, na Indústria. (Foto: Armatus1995 / Wikimedia Commons)

Dois casos suspeitos de peste bubônica  foram detectados nas províncias de Khovd, Mongólia , associados e consumo de carne de marmota . Como as autoridades locais isolaram uma região, que fica próxima à fronteira com a China e a Rússia, e suspenderam a entrada e a partida de veículos temporariamente.

O Centro Nacional de Doenças Zoonóticas da Mongólia  também identificou 146 pessoas que entraram em contato com os dois infectados e tiveram como coletados e analisados. Outros 504 habitantes tiveram contato secundário com os pacientes. Segundo a imprensa local, os enfermos são dois irmãos de 27 e 17 anos que estão sendo usados ​​em diferentes hospitais de Khovd.


Em 2019, uma Mongólia já registrou outros casos de peste bubônica, como em maio, quando um casal morreu depois de comer carne de marmota , e em novembro, quando um homem de 55 anos foi diagnosticado com uma doença depois de comer carne de coelho.

De acordo com a Associação Internacional de Assistência Médica para Viajantes, "o risco de peste está presente em toda a Mongólia, incluindo distritos de Bayanhongor, Bayan-Olgiy, Govi-Altai e Dzavhan". A transmissão pode ocorrer em qualquer parte do ano.

A Peste

Causada pela bactéria Yersinia pestis , uma peste bubônica pode ser transmitida pela mordida ou consumo de carne de roedores infectados, como esquilos, ratos-da-madeira, cães-da-pradaria, marmotas, coelhos e ratos.


A infecção provocada pelo microrganismo pode se manifestar de três formas. A primeira e mais "leve" é a melhor bubônica, que ocorre quando as glândulas linfáticas são afetadas, formando bulbos. A segunda chamada de septicemia, quando uma bactéria entra na corrente sanguínea. Por fim, uma terceira forma de doença ou pulmão pulmonar, responsável por afetar o sistema respiratório e disseminar uma bactéria de pessoa para pessoa através de gotículas contaminadas.

Conhecida por ter provocado a morte de mais de 50 milhões de pessoas na Europa e Ásia durante o século 14, na pandemia de Peste Negra , em Yersinia pestis  continua a fazer até hoje. Cerca de 2 mil novos casos relacionados a cada ano, como regiões da África, Ásia e Américas do Sul e Norte, são mais suscetíveis. O úlitmo sobre a melhor bubônica foi registrado entre agosto e novembro de 2017, em Madagascar , com 2.348 casos confirmados e suspeitos e 202 mortes.


Hoje em dia, o tratamento da doença pode ser feito com antibióticos e não há vacinas licenciadas para prevenir uma praga. Se não tratado, sua letalidade pode variar entre 30% e 100%, dependendo da forma de infecção.

Com informações do The Moscow Times , Reuters , OMS  e IAMT .

TXT_ARTICLE No.: Read: 599 times
Rate this TXT_ARTICLE: