
Baratas: vida e curiosidades. Conheça esse inseto
Seja por medo, nojo ou possibilidade de adquirir alguma doença transmitida por este inseto, a verdade é que a barata é vista com certa repulsa pelos seres humanos.
Apesar disso, esse bichinho está presente na cidade e no campo, nas casas e nos apartamentos, a versatilidade da espécie o faz presente no cotidiano de pessoas que levam tipos de vida distintos. E a partir de agora você vai ter a oportunidade de conhecer mais sobre ele.
Características das baratas
As baratas são insetos e habitam o planeta Terra há, aproximadamente, 380 milhões de anos. Apresentam hábitos noturnosquando saem em busca de alimento e parceiros. No restante do dia, ficam escondidas em seu habitat para acasalar. Não se organizam em sociedade, possuindo o hábito solitário.
A maioria das baratas apresenta seis patas, duas antenas e um par de asas (Foto: depositphotos)
Habitat
As baratas vivem em locais com características quentes e úmidas, tais como: redes de esgoto, terrenos abandonados, lugares com lixo, bueiros, ambientes bagunçados e sujos. Nas florestas, elas podem ser encontradas embaixo de pedras e dentro de cascas de árvores.
O que comem
Elas normalmente entram nas residências em busca de alimento, uma vez que comemrestos de comida, principalmente doces, alimentos gordurosos e de origem animal. São, por isso, considerados insetos onívoros, pois se alimentam do que encontram.
Características físicas
Seu corpo tem a forma oval, achatada e de cor marrom e a maioria das espécies apresenta seis patas, um par de asas e um par de antenas. Mede de cinco milímetros a 10 centímetros, e as fêmeas costumam ser maiores que os machos.
Reprodução das baratas
As baratas se reproduzem de forma sexuada, onde a fêmea produz ovos e o macho os fecunda. Em geral, o acasalamento entre as baratas se inicia com os machos sendo atraídos por feromônios sexuais emitidos pelas fêmeas. Quando há o encontro, o casal inicia um contato físico.
Acasalamento
O acasalamento desse inseto começa quando o macho eleva as asas, deixando exposta uma glândula localizada na superfície dorsal do abdome. Essa glândula é responsável por excretar uma substância da qual a fêmea se alimenta. Enquanto a fêmea sobe no macho para se alimentar da tal substância, por baixo, o macho introduz a sua genitália na genitália da fêmea, e assim inicia a cópula.
Ciclo da vida
Este grupo de insetos apresenta metamorfose incompleta, passando pelos estágios de ovo, larva e adulto, com a ausência do estágio imóvel (pupa). Na maioria das espécies, os ovos estão contidos em um estojo denominado de ooteca. Esta estrutura, dependendo da espécie, pode variar quanto à forma, tamanho e número de ovos. Durante sua vida, uma fêmea chega a colocar, em média, 225 ovos.
Quanto tempo vive uma barata?
As baratas podem viver de seis meses a três anos, dependendo da espécie.
Fonte : Estudo pratico.com
O acasalamento desse inseto começa quando o macho eleva as asas, deixando exposta uma glândula localizada na superfície dorsal do abdome