TXT_ARTICLEs

As 7 aprendizagens na interação com os Seniores – aquilo que não se aprende nos livros!

As 7 aprendizagens na interação com os Seniores – aquilo que não se aprende nos livros!

Pretendo com este conjunto de pequenas crónicas, refletir sobre algumas expressões associadas a adultos maiores. São elas: “os idosos são sabedoria”, ou a outra ainda: “quando uma pessoa mais velha morre, extingue-se em simultâneo, uma biblioteca”.
Afinal vivemos numa sociedade que coloca à margem a sabedoria e as bibliotecas?
Afinal de que sabedoria se trata que por vezes não se especifica e detalha, antes porém, se utilizam confortavelmente os termos genéricos de saber, sabedoria, riqueza, biblioteca?
E quando esse adulto maior:
- É anónimo e fez uma vida “normal” sem grandes obras visíveis?
- Nem aprendeu a ler ou escrever?
- Vive um envelhecimento mais duro, beliscado pelas unhas da doença?
- Não tem herança física a deixar a alguém. Ou porque não tem herança, ou porque não tem alguém?
...E…poderia colocar muitas outras questões que nos levam à questão central:
Afinal que sabedoria é esta que os mais velhos nos podem ensinar sem nos quererem doutrinar? Afinal que legado nos podem deixar sem que haja qualquer herança a partilhar?
É sobre os deliciosos meandros dos termos genéricos de saber e sabedoria dos mais velhos que pretendo navegar aqui em conjunto convosco
Nos seguintes textos, alguns também falados, outros talvez filmados, conto o que penso que se aprende no encontro com os adultos maiores, independentemente da sua condição literária, cognitiva, intelectual e outros tantos talentos…aquele saber que não vem nos livros. Saber que decorre da simples experiência de viver com eles, interações plenas e refletidas.
Ao contrário dos 7 pecados e virtudes da comunicação com o senior que vive vulnerabilidade https://www.metis-desenvolvimento.pt/blog-opiniao e que é dedicado a quem cuida, As 7 aprendizagens na interação com os adultos maiores são reflexões dedicadas a quem interage com os seniors.
Se se interessa por aprender sobre emoções e formas conscientes de as regular, estas crónicas podem ser para si! Para aceder às mesmas, comece por clicar na 1ª! Link: https://metis-desenvolvimento.pt/blogs/opiniao-serie2/aprendizagem-1-quanto-mais-alto-menos-te-oico

 


Leonor Cerqueira (Junho 2020)
TXT_ARTICLE No.: Read: 1485 times
Rate this TXT_ARTICLE: