
A história de perseu e medusa
De acordo com a lenda, um rei se apaixonou por Dânae. No entanto, ele queria se livrar de Perseu. Para conseguir isso, fez Perseu prometer que iria buscar a cabeça da Medusa. A Medusa era uma górgona, uma criatura alada cujos fios de cabelo eram serpentes. Quem ousasse olhar para ela se transformava em pedra. O cruel rei acreditou que Perseu seria derrotado pela Medusa e que ele nunca mais o veria.
Na sua jornada para matar a Medusa, Perseu recebeu ajuda dos deuses. Hermes, o deus mensageiro, guiou-o em sua viagem e lhe deu uma espada mágica. Atena, a deusa da sabedoria, deu-lhe um escudo de bronze. Deusas menos importantes chamadas ninfas lhe deram um capacete que o tornava invisível.
Usando o capacete mágico, Perseu atacou a Medusa. Ele teve o cuidado de não a olhar diretamente, apenas através do reflexo em seu escudo. Com um golpe de espada, ele decapitou a Medusa. Então, pôs a cabeça dela em uma sacola, voltou para casa e foi ao palácio do rei. Ali, ele revelou a cabeça da Medusa. O rei olhou diretamente para ela e, no mesmo instante, se transformou em pedra.